Audacity gravando todos sons do computador

Quem já se aventurou a fazer gravações com o audacity provavelmente empacou na hora que quis gravar voz e deixar tocando uma musiquinha de fundo. Sao configurações simples que as vezes passam desapercebidas.

Neste mini-artigo estou utilizando:

Ajustando o xmms

Em preferências na aba “Plugins de E/S de audio” configure como plugin de saa­da o eSound (libesound.so). Logo abaixo em “Configurar” certifique-se que a opçao “Volume controla mixer OSS” está desabilitada.

Dica: Eu gosto de regular o volume no xmms pelo scroll do mouse, e para conseguir deixar em um na­vel bom para fundo musical é necessário aumentar a sensibilide. Na aba “Opções”, coloque para algo em torno de 2 a opçao “Roda do mouse ajusta volume em (%)”.

Configurando o Audacity

Para evitar problemas, se existir no seu home um arquivo “.audacity” remova-o ou renomeie ele para termos uma configuraçao inicial zerada.

Ao iniciar o Audacity ele irá perguntar a linguagem padrao. Selecione a de sua preferência (no meu caso selecionei Portugês).

Em Arquivo > Preferências > Dispositivos deve-se deixar assim: Dispositivo de Reproduçao: /dev/dsp Dispositivo de Gravaçao: /dev/dsp Selecione quantos canais de áudio você deseja. Estou usando apenas um canal.

As opções “Gravar e reproduzir faixas simultaneamente” e “Sofware Playthrought” devem permanecer desabilitadas.

Em “Formatos de arquivo” devemos apontar onde está localizada nossa biblioteca lame em “Encontrar Plug-in”. Se você compilou a biblioteca, ela está no diretório diretorio/da/compilacao/lib/libmp3lame.so.

Nas preferências estas eram as alterações que precisavam ser feitas. Dê um ok e volte para a tela principal e feche o Audacity. Ao iniciá-lo novamente, vai estar habilitada a opçao para selecionar o local de entrada de áudio. Deixe selecionado na opçao IGain.

Pronto, agora seu Audacity deve estar gravando sua voz no microfone e a música que estiver tocando no xmms. Faça alguns testes e ajuste os volumes da forma que achar necessário.

 
comments powered by Disqus