Skip to main content

Jornada por um laboratório livre Parte 2 - A aparência

Se pegou o bonde andando e quer saber que diabos estou falando neste texto, visite o https://rfranzen.com/post/2007-04-jornada.por.um.laboratorio.livre.parte1/ primeiro atrigo da série.

Relembrando o velho ditado “a primeira impressao é a que fica”. Pensando nisso, sei que nao posso simplesmente atirar o http://www.gnome.org" title=“Site do projeto Gnome Gnome e sua interface padrao para uma pessoa que sempre utilizou o Windows. Seria um choque “cultural” relativamente grande e nao quero deixar uma má impressao, portanto preciso fazer alguns refinamentos na interface do Gnome. Vou explicar aqui o que eu alterei para deixar o ambiente amigável sem tirar a identidade do linux.

Sem enrolar muito, os componentes extras que eu adicionei ao gnome foram: Borda da Janela: http://art.gnome.org/themes/metacity/501 MetaXP; icones: http://www.gnome-look.org/content/show.php?content=28352 Vista-inspirate; Tela de login: http://gnome-look.org/content/show.php?content=37395 Avio-GDM (este eu fiz algumas modificações); Para os Controles utilizei o http://gnome-look.org/content/show.php?content=19527 Clearlooks que já vem por padrao no Ubuntu.

Alterações em barras de menu, posicionamento de itens, usuário limitado, e tudo o que considerei relevante (nao lembro de todas alterações para citá-las aqui). O trabalho final você confere na screen aa­ em baixo.

Como podem ver, alterei o menu padrao do Gnome. Tudo foi posto em uma única barra na parte inferior da tela. Ao invés da “Barra de Menu”, utilizei o “Menu Principal”, assim todas opções ficam reunidas em um único botao. Tabmém alterei a aparência padrao do Nautilus para ficar uma coisa mais simples e com mais informações relevantes.

Uma coisa importante que fiz foi criar um usuário sem privilégio algum no sistema. Possui permissao apenas para utilizar unidades de ma­dia e dispositivo de áudio. O pobrezinho nao pode nem mesmo tentar instalar programas porque eu nao deixo (risada maléfica).

Simples nao? E garanto que isso vai fazer a diferença quando o usuário sentar para usar o sistema pela primeira vez.

O próximo post será sobre os aplicativos que serao utilizados. Até mais!