Skip to main content

Meu Linux nao dá problemas

Lendo por aí­ vi que muitos usuários de win que resolvem testar o Linux encontram N problemas mas mesmo assim falam bem em alguns pontos. Sou usuário de Linux a quatro anos, um deles dedicado ao Ubuntu. Por ter me apaixonado por estra distro, me sinto na obrigaçao de questionar estes “problemas” que este pessoal encontra. Como de praxe, meu texto será bem sucinto.

“O Linux trancou diversas vezes sem explicaçao”. Teoria infundada para mim. Ainda mais se é um usuário básico que utiliza apenas os pacotes do sistema e nada mais. Até hoje, os únicos problemas de travamento do sistema foi quando tentei utilizar versões de softwares instáveis ou quando fazia alguma burrada no sistema. O caso mais recente foi quando utilizei o Beryl no meu notebook. Por causa daquela coisa que a ATI chama de driver, meu X.org apresentava problemas frequentes.

“Nao é tao simples para instalar programas”. Esta eu ri muito. Que outro sistema operacional indica e instala corretamente os driver que você precisa para assistir aquele va­deo que recebeu por email?. O meu Ubuntu 7.04 faz, e nao fiz nada para ele me fazer este favor. Se o seu nao faz, nossa, devo ser aquele garotinho do seriado Heroes que controla as máquinas.

Sem contar com outras aplicações que bastam três ou quatro cliques para estarem instaladas e funcionando. Nao vou ser idiota o suficiente para dizer que todas aplicações sao simples assim, mas a maior parte dos programas que usuários comuns utilizam sao (se você nao é um usuário no ma­nimo intermediário, consulte alguém que possa ajudá-lo para nao reclamar depois. Recomendo o canal IRC #vivaolinux da Brasnet*).

“O Firefox trancou diversas vezes”. Nao consigo acreditar nisso. Sua maquina deve ter algum problema ou coisa parecida. Tudo bem que se deixar o java ativado e utilizá-lo, a coisa complica, mas pra abrir o GMail? Duvido! Só se você resolveu testar a versao alfa do Firefox 3.

Bom, cansei de escrever e ainda tenho um trabalho da faculdade para fazer. Mas posso dizer que discordo destas teorias geralmente apresentadas por usuários que estao acostumados a pressionar Ctrl+alt+del para resolver os problemas. “Para que usar a janela se podemos usar a porta?”

[atualizaçao]

  • O canal #vivaolinux na brasnet foi pro espaço junto com o servidor. Estamos agora na freenode (irc.freenode.net) no canal #vivaolinux ou #gnulinux [/atualizaçao]