Skip to main content

Como configurar adaptadores Atheros 7005 no Ubuntu 64-bits

Recentemente troquei meu notebook por um Acer Aspire 4520, uma excelente máquina diga-se de passagem. De cara decidi instalar o Ubuntu 8.04 então, depois da instalação me deparei com um grande problema. A rede wireless não funcionava de jeito nenhum. Vasculhei a internet e não encontrei. Sem paciência, instalei a versão 32-bits, na qual utilizei o ndiswrapper para conseguir fazer funcionar a rede wireless.

Semana passada resolvi colocar mais memória no computador, passar dos 2Gb para 4Gb. Ok, 4Gb instalados mas apenas 3.2Gb detectados pelo sistema. Malditas limitações. Pesquisei um pouco e descobri que se recompilasse o kernel iria conseguir habilitar os 4Gb. Será que já não era hora de pesquisar mais um pouco e de forma mais aprofundada sobre o maldito driver wireless e instalar um sistema 64 bits para aproveitar todo o meu hardware? A resposta foi sim.

Criei uma partição nova e instalei o Ubuntu 8.04 64 bits. Pesquisa aqui, baixa um driver ali… De alguma forma a rede funcionou com o Ndiswrapper, reconhecia as redes disponíveis, porém não conectava na minha rede onde utilizo criptografia WPA-PSK. Pesquisei mais um pouco e com uma versão diferente do driver consegui fazer funcionar e autenticar. Oba!

Formatei o computador para instalar o novo sistema e ser feliz. De cara fui correndo instalar o ndiswrapper para levantar a wireless e.. não é que a desgraçada não funcionou?

Pesquisa… pesquisa… pesquisa… e.. enfim uma solução! Removi o ndiswrapper e todas configurações que havia feito para ele (teoricamente) funcionar. Segue um passo-a-passo de como proceder para a instalação da rede wireless AR 7005 da Atheros no ubuntu 64-bits.

Desabilite no aplicativo de Drivers Restritos os itens:

Atheros Hardware Access Layer [HAL](http://en.wikipedia.org/wiki/Hardware_abstraction_layer)
Support for Atheros 802.11 [wireless LAN cards](http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_LAN)

Feito isto, baixe a versão mais recente de uma versão específica do MadWifi feita para Atheros AR5007 (chips AR2425) disponível em:

http://snapshots.madwifi.org/madwifi-hal-0.10.5.6/

Até a data que este artigo foi escrita, a versão mais recente era a 0.10.5.6-r3835. Então baixamos e descompactamos o arquivo:

wget http://snapshots.madwifi.org/madwifi-hal-0.10.5.6/madwifi-hal-0.10.5.6-r3835-20080801.tar.gz
tar -zxvf madwifi-hal-0.10.5.6-r3835-20080801.tar.gz

Entre no diretório que foi criado e digite os comandos: IMPORTANTE: Certifique-se de ter instalado o pacote build-essential

make && make install

Depois de compilado, vamos fazer com que o módulo seja carregado automaticamente com o sistema:

echo "ath_pci" >> /etc/modules

Agora digite:

modprobe ath_pci

para carregar o módulo wireless e reinicie a rede.

/etc/init.d/network restart

Caso não funcione, reinicie seu sistema e sua rede wireless estará funcionando perfeitamente.