Skip to main content

Jaws Project CMS

Você tem um blog ou site e, algumas vezes já se pegou pensando se precisa de todas aquelas frescuras que seu CMS (Content Management System) oferece, seja ele Wordpress, Joomla, Drupal, Xoops ou qualquer outro. Todos eles são extremamente completos, com incontáveis ferramentas, plugins e complementos que nunca serão usados.

Tudo isto sem entrar no mérito do desempenho. Todos estes CMS são complexos, milhares de linhas de código para fazer todo o trabalho, o background do sistema é um emaranhado de código que, por fornecer uma gama muito ampla de possibilidades, acaba perdendo desempenho proporcionalmente.

Aqueles que costumam buscar alternativas devem saber que existem inúmeros outros gerenciadores de conteúdo a disposição. Uns mais robustos, outros mais simples. Mas aqui quero apresentar o Jaws. Esta apresentação será simples e rápida, assim como ele.

A muito tempo atrás um amigo havia me apresentado o Jaws. Um CMS feito para ser simples. O código gerado é excelente e a velocidade do sistema surpreende.

Você pode fazer o download do Jaws em partes, como o Core, Blog System, apenas os Gadgets, ou então o pacote completo. O último release data do dia 15 de março de 2010, ou seja, o projeto está ativo.

Um aviso para quem pretende testar: Fiz aqui o download do pacote completo, porém o mesmo veio corrompido. Não sei se foi algum problema aqui ou o pacote já veio assim do servidor deles. Caso você enfrente este problema, pode optar pela versão de desenvolvimento que pode ser instalada da seguinte forma:

svn co http://code.jaws-project.com/svn/jaws/branches/0.8/ jaws

Este comando irá baixar a lista de pacotes da última versão do Jaws no diretório ./jaws.

Bom, fica a dica. Quem testar ou já conhecer o Jaws, sinta-se livre para comentar a respeito.