Skip to main content

Organizando tarefas com mapas mentais

Eu sou uma pessoa bastante visual, preciso ver uma lista das coisas que tenho para fazer e quanto mais estruturada esta lista estiver, mais fácil vai ser para eu organizar minhas ideias e raciocínios.

Cada um tem uma forma de organizar as coisas que tem por fazer, seja em casa, seja no trabalho. Eu sempre consegui me organizar bem utilizando um .txt com listas identadas de tarefas, ia adicionando e removendo itens conforme precisava, mas sempre que a coisa ficava maior, ficava ruim de se achar.

Ultimamente estou com várias demandas diferentes e muitas tarefas paralelas e estava sendo bem complicado de manter um registro das coisas na forma que eu estava acostumado. Tentei o .txt, tentei o Google Keep, papel… mas sempre chega em um ponto que reorganizar tudo acaba demandando mais tempo e desgaste…

Hoje tive a ideia de tentar trabalhar com mapas mentais. Instalei o Freemind e, apesar de ser escrito em java, roda muito bem e rápido. No Ubuntu é facinho de instalar:

sudo apt-get install freemind

Bom, de primeiras impressões posso dizer que estou bastante satisfeito. Ele se expande e se contrai de forma fácil; com um clique é possível “ocultar” toda uma árvore e focar as atenções em uma lista específica. Também é fácil de adicionar novos itens a um assunto principal, sub-itens, tarefas…

O Freemind também oferece o recurso de inserir ícones nos itens do mapa, isso pode ajudar bastante alguns que gostam de marcar tarefas feitas ao invés de excluí-las…

Enfim, o post foi mais para apresentar uma nova forma de organização… Quem precisa da informação estruturada e “visual” assim como eu, vai gostar bastante da ideia de usar Mapas Mentais na organização de tarefas e/ou como uma toDo list.

Abraços!