Mudanças / GitHub + HuGo
Entre os inúmeros sites e blogs que eu já mantive, comecei em hospedagens gratuitas, depois, num primeiro projeto conjunto com alguns amigos, conseguimos um servidor simples dentro de um provedor aqui da região. O tempo foi passando, passei por hospedagens pagas, e por último migrei para o Blogger.
O mesmo ocorreu com os gerenciadores de conteúdo. No início eu aproveitava os projetos para desenvolver algo próprio, ou aprender mais sobre os CMS’s que existiam. Drupal, Joomla, Jaws, Wordpress… E se houveram mais eu não me lembro.
Agora, buscando simplicidade, praticidade e desempenho, resolvi voltar a brincar e testar novas ferramentas.
Com a alta cotação do dólar e os altos preços cobrados em serviços com qualidade mínima, muitos blogs estão buscando alternativas consumir o mínimo de recursos de servidor e tentando ao máximo melhorar a experiência dos usuários.
Para atender estas necessidades surgiram alguns CMS’s que atendem estas necessidades. O primeiro que ouvi falar foi o Axe do Augusto Campos, depois fiquei sabendo do HUGO, mas fiquei curioso para tes tá-lo quando descobri que era possível rodar ele hospedando todo o site no GitHub.
Bom, dediquei algumas horas, configurei, testei, vi que era possível, bacana, divertido e diferente. Migrei os textos que achei mais relevantes do blog antigo e cá estamos. Na sexta (03/06/2016) fiz a mudança do DNS.
Aos poucos vou colocando mais detalhes e informações sobre o HUGO, mas é muito engraçado o conceito de sempre termos buscado CMS’s dinâmicos que ofereciam diversos recursos e em 2016 migrar para uma ferramenta de conteúdo estático…
O importante é não parar de mudar. Mudanças são sempre boas :)