Skip to main content

Script de auto-upgrade para Mikrotik

Tenho uma “pseudo-paranóia” de manter meus sistemas e softwares sempre atualizados; isso quando não uso versões de desenvolvimento ou beta só para poder estar em contato com as ideias e soluções mais recentes dos desenvolvedores.

Agora que tenho um Mikrotik em casa não ia ser diferente. Até testei um tempo a versão 6.37rc mas confesso que gerou mais dores de cabeça do que “oportunidades de testar novos recursos”; Mas claro que isso não iria me desanimar.

Mesmo com pouco tempo para dedicar a estas “brincadeiras” fora de horário, acabei achando interessante e talvez útil até para usar no trabalho, um script para manter a Routerboard sempre atualizada.

Pesquisei no Google, no Wiki e no fórum da Mikrotik, mas sinceramente as soluções que os caras fizeram não me agradaram muito, até que, realmente, fazer um script seria interessante e quisá útil.

Ao invés de fazer um script para uma atualização completa (firmware e pacotes), achei que seria mais util dividir em dois scripts, até porque as vezes podemos querer manter os pacotes atualizados e o firmware em uma versão específica.

Então, seguem logo abaixo os links para os dois scripts que estão hospedados no GitHub.

Script: auto-upgrade-packages.rsc Script: auto-upgrade-routerboard.rsc

Claro que comentários, dicas, sugestões e críticas são sempre bem vindos.

Até a próxima.