Skip to main content

Adeus XMMS - Olá Beep Media Player

Acabo de remover o xmms do meu computador pela segunda vez.

Bom, mas vamos por partes. Por que mudar do xmms para qualquer outro player? O xmms parou no tempo, ainda utiliza o gtk+1 o qual parou de ser mantido em 2002, nao suporta unicode que é uma realidade cada vez mais presente, sem contar nos ene bugs existentes a anos e ainda sem correções. Nao preciso lembrar que o Gentoo e o Slackware removeram o xmms da sua lista de aplicativos por estes mesmos motivos.

Voltando ao assunto das tentativas frustradas…

Minha primeira tentativa foi em uma tentativa sair do xmms, foi para usar o Audacious. Nao fui feliz. Ele tem muitas funcionalidades bem interessantes, porém achei ele absurdamente pesado e a usabilidade em alguns atalhos era prejudicada (va­cios gerados pelo uso do xmms).

Hoje instalei o Beep Media Player. Foi amor a primeira vista. Mesmos atalhos, suporte a s skins do xmms, rapido, gtk+2… Bom, tudo que eu queria. Iluminado seja o ósseo no domingo que nos faz navegar pelos programas que temos instalados (Automatix2) e nos leva a testar cosias novas.

Ainda nao fui a procura de plugins e adereços para o BMP, na verdade só fui atrás de uma skin porque a default é horra­vel.

Mas em resumo, o BMP está me agradando bastante, tanto em desempenho, aparência e usabilidade. Recomendo a todos que quiserem dar esse passo.

Fico realmente chateado em deixar o xmms para trás, afinal, meus quase quatro anos de Linux foram com ele sempre ao meu lado, me motivando e alegrando meus momentos de dificuldades, alegrias e tristezas.

Adeus xmms! obrigado por tudo!

Postado ao som de Linkin Park - What I`ve Done