Skip to main content

Jornada por um laboratório livre Parte 1 - O ini­cio

Aqui onde trabalho estamos iniciando um projeto para criar um laboratório de informática baseado 100% em software livre. Pretendo contar aqui a jornada para alcançar tal objetivo. Creio que nao será penosa na maioria dos quesitos, porém alguns ainda me trazem um mal pressentimento.

A jornada se inicia, e na bagagem um bom conhecimento técnico em linux, um computador que será o servidor (utilizado pelo professor) e um dos computadores que será utilizado pelos alunos. A distribuição escolhida foi o Ubuntu. Por enquanto a versão 6.10 mas ainda penso em mudar para a 7.04 conforme o andar da carroça.

Nem tudo inicia do zero, o servidor eu já havia deixado com o SO instalado, porém sem nenhum refinamento. A máquina cliente também já está com o ubuntu instalado e terminando de atualizar.

Pretendo deixar o ambiente de trabalho o mais genérico (leia: parecido com windows) possível para nao haver aquele choque inicial que reduz em 50% as chances de aceitação do sistema. ícones no desktop, barra de aplicativos na parte inferior e essas coisas que deixam tudo mais “normal”. Não vou ser bonzinho o bastante para alterar os a­cones dos aplicativos como colocar um “e” no Firefox ou um “w” no BrOffice Writer.

O próximo passo será a configuração da interface e o início da procura por aplicativos. Sinto um arrepio na espinha, um mal pressentimento para a próxima etapa da jornada.